fbpx
mulher pensando tese de investimentos na efund investimentos

Tese de Investimento: Como criar a sua e selecionar empresas para investir?

A tese de investimento é uma referência utilizada por investidores e que contém vários critérios que auxiliam na tomada de decisão na hora de realizar um investimento.

A confecção da tese de investimento tem como base as percepções financeiras do investidor e os riscos que ele se permite correr. Uma análise detalhada de alguns fatores ajudará o investidor a selecionar as empresas onde ele almeja realizar os seus aportes.

Existem muitos fatores importantes considerados para a construção de uma tese de investimentos em empresas. Como, valuation, faturamento, valor do investimento, percentual de Equity, modelo de negócios, estágio do negócio, perfil dos sócios, riscos, e muitos outros, onde o desafio é selecionar os elementos de forma justa em acordo com o interesse de cada investidor.

livro Tese de Investimentos

A tese da efund investimentos

Por exemplo. Aqui na Efund Investimentos selecionamos empresas que contemplem a nossa tese de forma mais ampla. Onde exploramos pelo ecossistema as startups que resolvem uma dor muito grande do mercado e que tragam um time de empreedendores fortes.

Atuamos nas fases Pré-seed e Seed e consideramos os seguintes fatores como principais pontos de observância e seleção, mas não eliminatórios:

Estágio de investimento

Temos preferência por empresas escaláveis, que já possuem um produto validado no mercado e com necessidade de aporte para expansão.

Faturamento

Um ponto que valida a experiência do consumidor com o produto é o faturamento. Desta forma buscamos empresas que já possuem um faturamento anual expressivo, coerente com os desdobramentos da empresa e que se traduza em receita recorrente mensal consistente, onde as variações mensais sejam pequenas, demonstrando que o produto é continuamente necessário ao mercado e não sazonal.

Valuation e Equity

O valuation deve ser justificado com as expectativas de crescimento da empresa entre outros fatores e nunca inserido como um número cabalístico. Sempre ponderamos que em rodadas futuras (series A, B, C…) um valuation desajustado no início poderá acarretar falta de interesse futuro dos investidores, desmotivados pela inconsistência dos números.

Dê uma lida nesse artigo falando o que considerar para calcular o Valuation de startups!

O Equity oferecido pelo investimento também deve ser proporcional ao valuation. Sempre ser justo com as possíveis rodadas futuras para que os sócios da empresa não percam o controle e os investidores não sejam diluídos rapidamente.

Modelo de Negócio ou Setor de Atuação

Não descartamos nenhum tipo de modelo de negócio ou campo de atuação inicialmente, normalmente validamos o modelo de negócio em uma conversa com os responsáveis da empresa e avaliamos o setor de atuação para melhor entendimento. Vale ressaltar que a empresa deve resolver uma dor latente no mercado regional ou global.

livro sobre diversificação de investimentos efund

Cap table da empresa

O captable é uma forma importante de entendermos como ocorreu o processo de investimento na empresa. Ele demonstrará qual o Equity pertence aos sócios originais e quantas cotas estão nas mãos dos investidores ou reservadas para contratos de vesting com funcionários.

Este indicador atrelado a uma boa conversa pode esclarecer vários pontos de tomada de decisão realizadas pelos fundadores da empresa no passado e projetar o percentual que cada sócio terá no futuro após várias rodadas de investimento. Lembrando que como preceito, os sócios nunca deverão possuir menos do que 50% da empresa nas primeiras rodadas para não perderem a posição de proprietários.

Indo um pouco além de números, outros critérios intrínsecos aos citados acima são considerados em nossa tese de investimento, como, a motivação dos sócios para o negócio, o domínio sobre assunto, o conhecimento das fortalezas e fraquezas da empresa, o espírito de liderança e empreendedorismo, a comunicação de forma simples e concisa, entre outros.

Descrevendo a nossa tese, posso afirmar que este é um instrumento instigante. Pois coloca o investidor para definir prioridades ao mesmo tempo que se impõe algumas regras, é uma forma relevante de ordenar o raciocínio e descrever com fidelidade aquilo que realmente se busca no âmbito dos investimentos.

Faça parte da nossa comunidade de investidores, abra a sua conta grátis!

cadastro investidor efund investimentos